Notícias

Transformação digital não é e-commerce

Com a popularização dos smartphones e o maior acesso à internet, muitas empresas têm apostado em soluções digitais para não ficarem para trás. Uma delas é o comércio eletrônico. Mas não se engane: ele é apenas a ponta do iceberg

Indústrias e empresas de diferentes segmentos estão cada vez mais interessadas na tal ‘transformação digital’. Mas o que muitas delas nem imaginam é que esse termo, que está tão em voga atualmente, refere-se a um processo muito mais amplo, que vai além do e-commerce.

A digitalização vem para melhorar o desempenho de companhias, otimizar processos de comunicação, vendas e gestão de estoques, garantindo assim resultados muito mais consistentes. A transformação digital muda, principalmente, a estrutura da empresa que adota essas soluções.

É nesse cenário que nós, do CWS, nos encaixamos. “Um e-commerce sozinho não resultará em melhores resultados sem a digitalização da sua cadeia de valor”, afirma Bruno Lucchesi, head comercial do grupo CWS.

+ Leia também: O ouro do século 21

“A digitalização da cadeia de valor representa 95% do conceito transformação digital, enquanto o e-commerce apenas 5%, mostrando que ele é só a ponta do iceberg”, enfatiza. Para ele, muitas companhias ainda se baseiam somente em algumas ferramentas que, assim como o e-commerce isolado, têm pouca representatividade na mudança de uma marca.


“Há empresas que acreditam que só pelo fato de terem site e blog ou, ainda, uma página no Facebook, já vivem a era digital. Para, de fato, vivenciarem os novos tempos, devem lançar mão de outros recursos, que, juntos, servem como passaporte para um universo de novas possibilidades e negócios”, acrescenta Lucchesi.
Nossa empresa é referência em projetos nos setores de transporte, automotivo, industrial, agrícola e construção civil. Entre as soluções, disponibilizamos portais exclusivos, no estilo marketplace, que reúnem varejistas e outros serviços que têm ligação com a marca que nos contrata; digitalizamos cadastros e integramos estoques; além de fornecer análises mensais que têm auxiliado grandes companhias em seus planos estratégicos, entre outros recursos que podem ser adaptados às necessidades de cada marca.

“Atuamos em todos os processos e degraus que envolvem a transformação digital. Entregamos projetos completos, sem a necessidade de o cliente contatar outras empresas”, afirma Lucchesi.

O momento é agora

De olho nas tendências e, sobretudo, na melhor eficiência de seus processos, companhias de todos os portes já destinam parte de seus investimentos em tecnologia. Segundo um estudo da IFS, que analisou 750 tomadores de decisão em 16 países para avaliar a maturidade da transformação digital em serviços como manufatura, construção e serviços, quase 90% das empresas pesquisadas têm financiamento adequado para destinar ao tema, o que indica que estão preparadas e dispostas a ingressarem na era digital.

+ A transformação é para já

“É evidente que as empresas hoje entendem a urgência de se concentrarem na transformação digital”, diz Antony Bourne, vice-presidente de soluções globais da divisão industrial da IFS. “Elas precisam aplicar tecnologias inovadoras, relacionadas com seus conhecimentos relevantes no setor, para obterem sucesso e vantagem competitiva. É essa combinação que torna a transformação digital significativa e poderosa”.

Já o Worldwide Digital Transformation Spending Guide, divulgado pela americana IDC, apontou que investimentos em software, hardware e serviços que envolvem a transformação digital atingirão US$ 1,3 trilhão em 2018 – número que representa um salto de 16,8% em comparação com os US$ 1,1 trilhão gastos em 2017.

+ Veja mais: Ela chegou para revolucionar

“Digitalizar suas operações a fim de ficar mais conectado com o seu público-alvo deve ser prioridade para empresas e indústrias de todos os setores que querem continuar crescendo e sendo competitivas em seus respectivos mercados. Nossa missão é fazer sua marca enxergar além da ponta do iceberg”, afirma Bruno Lucchesi.

Receba grátis por e-mail

Comentários

Author


Avatar