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Sua concessionária na onda digital

Por que a minha concessionária precisa se digitalizar? Para o economista Raphael Galante, da Oikonomia Consultoria Automotiva, a resposta é simples: porque é a hora de virar a página para um futuro novo; para algo maior. A transformação digital no seu negócio, definitivamente, não pode esperar

É inegável que a tecnologia já faz parte da vida da maioria das pessoas. Ela está presente em diferentes momentos corriqueiros do dia a dia. Hoje, quem não utiliza aplicativos de mensagens para se comunicar com amigos e familiares? Ir ao banco também tem se tornado cada vez mais raro, já que, pelo celular, é possível acessar a conta, realizar pagamentos e outras transações.

Está com fome? Em um clique, você escolhe o que quer comer e em quanto tempo receberá seu pedido, onde estiver. Precisa de um motorista? Os aplicativos de transporte já fazem a diferença na questão da mobilidade nos grandes centros urbanos.

As revistas e os jornais impressos foram atropelados pelas mídias digitais. O uso da tecnologia no País vem crescendo a cada ano e os brasileiros estão mais conectados do que nunca. E isso é excelente para o seu negócio. Nós, do CWS, divisão corporativa do grupo Canal da Peça, podemos ajudar a sua empresa nessa nova jornada.

“O avanço do uso da internet e a evolução da tecnologia resultaram em soluções que, até há poucos anos, não eram sequer cogitadas. O que parecia algo muito à frente do nosso tempo, hoje é realidade. O processo está mais rápido do que imaginamos”, diz Bruno Lucchesi, head comercial do CWS.

+ Saiba mais sobre o grupo Canal da Peça

Rápido está também o aumento do número de brasileiros que estão mais conectados. Há dez anos, o uso da internet pela população brasileira representava pouco mais de 30% – cifra dobrada em 2016, segundo dados do Banco Mundial, obtidos e reproduzidos, no gráfico abaixo, pelo Canal da Peça Research.

“As mudanças em processos industriais e na forma de consumo já estão acontecendo, e a sua marca precisa estar preparada para viver essa transformação”, acrescenta Lucchesi. “Desenvolvemos projetos completos para companhias de diferentes setores, que buscam inovação, mais produtividade e otimização de custos”.

Sua concessionária já vive a transformação digital?

Transformação digital é a integração da tecnologia em todas as áreas de uma empresa, impactando o modo como ela opera e gera valor para seus clientes. E tratando-se de concessionárias, o assunto é urgente. De acordo com o Google, 93% dos consumidores utilizam meios digitais no processo de compra de um carro.

E mais: 10 horas é o tempo que o cliente investe para pesquisar informações, decidir onde e quando comprar. Fonte: EY Future of automotive retail – 2015
Use esse tempo a seu favor: a digitalização pode mudar o rumo do seu negócio. Adotando soluções digitais, o consumidor consegue se comunicar melhor com a empresa, fazer pesquisas, comprar peças e acessórios online, agendar revisão e outros serviços, a qualquer momento, em um clique.

+ Ela chegou para revolucionar

“O agendamento virtual é o principal serviço que tem sido desenvolvido pelas concessionárias, pela facilidade de manutenção no pós-venda”, diz o economista Raphael Galante, consultor da Oikonomia Consultoria Automotiva.

Raphael Galante, consultor da Oikonomia Consultoria Automotiva. Foto: divulgação


Para ele, recursos que trazem mais produtividade e economia também estão no pacote de quem adere a digitalização. “Ela beneficia várias áreas. O primeiro ponto é a forte redução de custos, como, por exemplo, servidores na nuvem e locação de licenças ao invés de adquiri-las; depois, otimização de processos, através da comunicação com o consumidor e o tempo ganho para se dedicar ao seu principal ativo, que é o cliente”, explica.

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Segundo Galante, que atua há mais de 14 anos no setor automotivo, esse tema não pode ser deixado para depois. Concessionários e profissionais do mercado precisam se adapatar, o quanto antes, a este modelo.

“É o novo ciclo e o momento de virar a página para um futuro novo; para algo maior. A digitalização do processo de vendas e gestão não é um caminho a ser tomado: é o único a ser seguido”, afirma Raphael Galante.
O consumidor atual, batizado de omnichannel por estar presente em diferentes canais (online e offline), tende a pesquisar e comprar mais pela internet. Até produtos mais caros, como automóveis. “Nos Estados Unidos, quem busca um carro 0km, visita, em média, apenas uma ou duas concessionárias antes de adquiri-lo. No mercado automotivo de luxo, a maioria dos clientes não vai mais até à concessionária, pois é o carro que vai ao encontro do comprador”, acrescenta Galante. “Ainda teremos muitas mudanças neste setor. E elas, felizmente, já estão acontecendo”.

Sucesso no seu negócio

Assim como na corrida do ouro, em que os primeiros que chegavam angariavam mais metais preciosos, a corrida pela digitalização garante às empresas visionárias uma fatia muito maior do mercado em que atuam. O ouro de ontem é a transformação digital de hoje.


De acordo com um estudo feito pela companhia americana CA Technologies, empresas brasileiras que investem em tecnologia podem faturar até 50% mais. “As concessionárias que optam pela transformação digital antes têm uma grande vantagem em relação àquelas que ainda não se digitalizaram. Quem enxerga isso agora, certamente, conquistará o mercado de quem ainda vive offline”, diz Bruno Lucchesi.

90% dos executivos do varejo reconhecem que é necessário adotar um modelo de negócios com uma plataforma digital para obter sucesso e, ainda, se conectar com seus parceiros em um ecossistema. Fonte: Accenture: Technology Vision 2017 for Retail
Segundo Lucchesi, a transformação não acaba de acontecer, ela começa a acontecer. “Nesse novo ciclo, o CWS ajuda a preparar a sua empresa para aproveitar melhor todas as possibilidades da tecnologia”, garante. Bem-vindo à era digital.

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