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A arte de atender bem

Na última terça-feira 25, o Canal da Peça foi palco da 2ª edição do CWS Experience, evento que promove a transformação digital no setor automotivo. Além de conhecerem mais nossas soluções, os participantes conferiram uma palestra do youtuber Tales Domingues, o Dr. Carro, sobre atendimento e vendas

Varejistas, mecânicos e até fabricante de peças estiveram presentes na 2ª edição do CWS Experience, que ocorreu na última terça-feira 25, na nossa sede, em São Paulo. A iniciativa do Canal da Peça em promover encontros frequentes com profissionais do mercado automotivo vem para suprir as necessidades do setor, que está cada vez mais ávido por novidades, principalmente, tratando-se de tecnologia.

Dessa vez, além de apresentarmos nossas soluções digitais, que têm feito a diferença na rotina de lojistas e consumidores de peças, o ex-mecânico e youtuber Tales Domingues, à frente do canal Dr. Carro, foi a atração principal do evento, onde palestrou sobre a importância do atendimento para conquistar mais clientes.

Atualmente, esse é o tema central de suas palestras que têm atraído espectadores em várias cidades brasileiras. “É um assunto que interessa tanto varejistas como mecânicos. Para quem lida com o público, a chave do sucesso é saber atender bem, com respeito e carinho sempre”, diz Tales Domingues. “Apesar de parecer óbvio, muitos profissionais se esquecem que o bom atendimento é o que vai fidelizar o cliente”.

+ Leia mais: Bom atendimento é fundamental

Entre as dicas, destaca-se a análise diária do ambiente de trabalho. Para ele, comerciantes e mecânicos devem ter um olhar mais crítico na loja e na oficina. “Todos os dias, parem, por pelo menos 15 minutos, e observem seus funcionários e percebam como eles tratam os clientes, suas expressões, e até como você próprio age diante de um consumidor. Esse exercício é muito importante para identificar deficiências no atendimento”, ensina.

Tales Domingues, o Dr. Carro. Foto: Guilherme Cassone


Caroline Batista, da Attow Automotive, elogiou o evento. “Como vendedora, é fundamental saber lidar com as pessoas da melhor maneira possível. A apresentação agregou muito e, certamente, colocarei em prática”, afirma. “O Canal da Peça se destaca por essas ações, que visam ajudar ainda mais nosso setor. Por isso, foi a plataforma escolhida por nós para estrearmos no comércio eletrônico”.

Preste atenção nos detalhes

Segundo Tales, muitos mecânicos e balconistas cometem erros sem perceber – alguns deles são ‘fatais’ na fidelização de clientes. “Digo sempre que, na boa intenção, você pode faltar com a atenção. Corrigir um consumidor, por exemplo, sobretudo se ele estiver acompanhado, pode ‘puxar’ um sentimento ruim e ele nunca mais voltar ao local. É constrangedor”, diz. “Lembre-se sempre que, quem digita a senha do cartão, é o emocional do cliente”.

Tales Domingues durante a apresentação no Canal da Peça. Foto: Guilherme Cassone


Outra dica que vale ouro é deixar o celular de lado enquanto estiver trabalhando. De acordo com ele, esse é um dos maiores deslizes no varejo atualmente. “É muito desagradável entrar em uma loja e o vendedor estar mexendo no celular. Preste atenção para não cometer essa falha, pois ela pode ser decisiva na venda”, acrescenta.

+ Foco nas vendas

O mecânico Leandro Botelho, da Maartvel Serviços Automotivos, concordou com as orientações de Tales. “Elas serão fundamentais para o meu trabalho”, garante ele. “Só vale mexer no celular quando for usar o WhatsApp para falar com os clientes, já que nós, de oficina, utilizamos muito esse aplicativo de mensagens”.

De olho nas oportunidades

Tales Domingues, que se tornou conhecido no mercado de reparação ao lançar seu canal em 2009, é um entusiasta da tecnologia. O aftermarket, para ele, se beneficiará muito com as soluções digitais. “Eu não vejo o mercado virtual de peças como substituto do comércio tradicional, mas será uma parte fundamental da estratégia de qualquer lojista. Quem não estiver online vai perder uma grande oportunidade de fazer ótimos negócios”, opina.

De fato, é um mercado com potencial gigantesco. Um levantamento recente da Ebit mostra que o varejo online brasileiro cresceu 12,1% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2017.

O faturamento total foi de R$ 23,6 bilhões, ante R$ 21 bilhões no primeiro semestre do ano anterior. A consultoria Ebit mantém a previsão de crescimento para este ano, que é de 12%, atingindo a marca de R$ 53,4 bilhões até dezembro.

Dono da oficina The Especialist, Felipe Fraga planeja, em breve, expandir sua área de atuação e comercializar peças pela internet. “O e-commerce já dominou vários países, em diferentes segmentos. No Brasil, não será diferente, só precisamos melhorar nossa logística”, diz. “O futuro do varejo de peças tem tudo para ser online”.

Quem já vive essa realidade, aprova. O comerciante Agnosvaldo Gomes, da Multpeças, que tem loja virtual criada por nós, elenca os pontos positivos desde que ingressou na nossa plataforma. “Ganhamos mais visibilidade, mais corpo na internet e, principalmente, a confiança dos consumidores”, afirma.

Agnosvaldo Gomes, da Multpeças. Foto: Guilherme Cassone


A satisfação é tanta que ele quer ir além. “Pensamos em criar um aplicativo exclusivo para atrair ainda mais clientes”, revela Gomes. Conquistar mais negócios também faz parte dos planos da lojista Priscila Rodrigues, da autopeças Rodrigues, que almeja mais vendas com a ajuda da web.

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Em breve, ela pretende criar uma vitrine online com o apoio da nossa plataforma. “Só temos site e uma página no Facebook, mas estamos atentos às mudanças no consumo e queremos, em curto prazo, apostar no e-commerce. O Canal da Peça poderá nos ajudar nessa estrada digital”, comenta.

Atendimento de qualidade

Com suporte exclusivo aos associados do Clube Canal da Peça, o lojista não precisa se preocupar com eventuais problemas durante sua venda. Nossa equipe de atendimento se encarrega da função. Para aqueles que não têm tempo, essa é uma das maiores vantagens.

“O varejista não precisa ter contato com o usuário. Nós fazemos essa intermediação”, garante Diego Alencar, coordenador da equipe de vendas do Canal da Peça. “Também auxiliamos o lojista que não tem muita intimidade com a internet”, diz.

A assistência oferecida aos associados e clientes da nossa plataforma chamou a atenção de Rodrigo Rodrigues, da autopeças Rodrigues. “Agora sabendo que oferecem atendimento também aos nossos consumidores, ficamos mais animados em entrar para o comércio virtual”, afirma.

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Para Tales Domingues, disponibilizar suporte adequado, também no e-commerce, faz toda a diferença para que clientes se tornem leais à marca. “O bom atendimento, seja ele em lojas físicas ou online, certamente marcará aquele consumidor. Dependendo da experiência, seu comércio será o primeiro a ser lembrado por ele – positivamente ou não. Cabe a você escolher”, finaliza.

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